Idosos Apresentam Lesões por Pressão

Devido ao longo tempo na mesma posição, é comum que apareçam feridas como escaras em idosos acamados. Para falar sobre o assunto, a enfermeira Rayanni Campos participou, nesta última semana, de uma roda de conversa com enfermeiras e técnicos de enfermagem do Abrigo do Bom Jesus. Segundo seus relatos, ferida é uma interrupção na continuidade da pele, que afeta a integridade do tecido cutâneo, e está presente na maioria dos idosos acamados.
Quanto à prevenção, a enfermeira que atua na UTI do Hospital Universitário Júlio Müller e especialista no atendimento com uso de laserterapia e ozonoterapia, alerta para a necessidade de se fazer uso de protetores de barreira para prevenir lesões por pressão. “Além de um bom acompanhamento nutricional, hidratação diária e possíveis mudanças de hábito do idoso”, concluiu ela.

Atuando há mais de 13 anos na área da enfermagem, Rayanni Campos é voluntária do Abrigo do Bom Jesus. Para ela, poder contribuir com seus conhecimentos favorece o seu amadurecimento emocional.
Ela fez questão de destacar o carinho e paciência que os funcionários do Abrigo têm para com os idosos. “A cada semana que vou acompanhar o tratamento de uma idosa, que, no início do ano, chegou ao Abrigo com muitas escaras, me impressiona os cuidados que transcendem a atividade profissional de cada um, seja cuidador ou enfermeiro. São técnicos que transfiguram -se em bailarinos, cantores, cabeleireiros, manicures, enchendo meu coração de esperança e amor ao próximo”.

Abrigo: A Fundação Abrigo do Bom Jesus foi criada em 1940, e sua gestão é feita por uma diretoria executiva e um conselho deliberativo, formado por voluntários. Está localizada ao lado da 13. Brigada de Infantaria, na avenida Historiador Rubens de Mendonça, s/n, em Cuiabá. Doações e visitações podem ser agendadas pelo telefone 65- 98112-0188