Policiais militares e cavalos proporcionam alegria e bem-estar a idosos do Abrigo Bom Jesus

Visitar os idosos do Abrigo Bom Jesus de Cuiabá já faz parte da agenda dos policiais militares do Regimento de Policiamento Montado da Polícia Militar de Mato Grosso (Cavalaria). Para levar alegria e quebrar a rotina dos moradores do abrigo, as equipes da PM preparam os cavalos e promovem momentos de interação social que levam alegria, saúde e bem-estar aos idosos. As visitas também colaboram com o desenvolvimento profissional das equipes militares.  

A chegada da cavalaria ao abrigo proporciona mais que alegria aos moradores do local. O contato com os animais estimula as atividades cerebrais e beneficia e desenvolve a coordenação motora, estimulando o corpo e a mente. Os idosos acamados também não ficam de fora da atividade recreativa, eles são levados para a área externa do abrigo para ver, acariciar e até alimentar com cenouras os cavalos dos policiais.

O comandante do quartel da Cavalaria, tenente-coronel Walmir Rocha, explica que as visitas ao abrigo fazem parte de uma série de ações sociais realizadas todos os anos pela unidade especializada da PMMT.  

“As visitas aqui ao abrigo fazem parte do programa de relações públicas denominado “Conhecendo a Cavalaria”, que corresponde a visitações realizadas em escolas, creches, APAEs, abrigos e hospitais, bem como organizando recepções da comunidade no quartel da Cavalaria, aprimorando a harmonia, o sincronismo e ressonância com o cavalo”, conta o comandante.  

CAVALARIA PMMT

Tenente-coronel Rocha diz ainda que as atividades nos abrigos, hospitais e creches enobrecem a formação dos policiais da unidade. “Essa atividade faz bem para os nossos idosos, mas ela beneficia ainda mais o policial. Esse trabalho busca despertar nos policiais militares as suas responsabilidades sociais, tomando consciência de que passaram a ser um elo de elevada importância entre o Estado e o cidadão, sendo uma verdadeira ‘mão amiga’, que surge nos momentos de maior aflição e necessidade, direcionando a sua visão para o desenvolvimento de trabalhos de prevenção, recuperação e reabilitação”, afirma o militar. 

 A psicológa do abrigo, Luzinete Lara, explica que a presença frequente dos policiais com os cavalos  está sendo benéfica para melhorar o emocional dos idosos.

“Os idosos ficam bastante comovidos com as visitas dos policiais com os cavalos, isso melhora bastante o emocional dos idosos, principalmente daqueles em tratamentos psiquiatricos, que necessitam de medicação, eles apresentam várias patologias. Eu percebo que os idosos ficam muito alegres quando interagem com os cavalos. Os policiais são muito educados, são presentes, eles chegam aqui com muito para os idosos. Todos nós gostamos dessas visitas da Cavalaria, que contagia até a nós, funcionários do abrigo. É muito bom”, afirmou Luzinete. 

 INTERAÇÃO, BEM-ESTAR E SAÚDE

As visitas aos idosos promovem saúde, sociabilização, recreação e lazer. Para a PM, as atividades também aperfeiçoam e desenvolvem progressivamente as técnicas de atendimento a instituições sociais.  “Especificamente no Abrigo Bom Jesus, buscamos criar um ambiente mais humanizado e acolhedor, encorajando as relações interpessoais, estimulando as habilidades motoras e de cognição do público por meio de atividades recreativas junto ao cavalo”, diz tenente-coronel Rocha. 

O uso de cavalos em ambientes terapêuticos é conhecido como terapia assistida por equinos (EAT) ou atividades assistidas por equinos (EAA). É uma forma de terapia que envolve interações entre indivíduos e cavalos para promover o bem-estar físico, emocional, cognitivo e social. O principal objetivo do uso de cavalos no tratamento de pacientes é facilitar o crescimento pessoal, melhorar a saúde mental e melhorar a qualidade de vida geral.

COMO VISITAR E AJUDAR O ABRIGO BOM JESUS DE CUIABÁ

 O Abrigo Bom Jesus de Cuiabá está localizado na avenida Inpe, 178, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. Mais informações sobre agendamento de visitas ou doações pelo site www.abrigobomjesus.com.br, ou pelo telefone (65) 98112 -0188.

CAVALARIA PMMT