Novos enxovais são adquiridos com recursos do Tesouro Nacional

Com recursos do tesouro nacional, por meio de uma emenda parlamentar de autoria do deputado federal José Medeiros, a Fundação Abrigo do Bom Jesus recebeu  70 novas camas hospitalares, 120 kits de enxoval com toalhas de banho, fronhas, lençóis e cobre leitos; um aparelho de televisão; um computador; e 325 caixas de fraldas  com 92 unidades cada. Todos estes itens já foram entregues após realização de tomada de preços. E, para o próximo mês de março, jogos de intervenção terapêutica e um veículo zero quilômetro, tipo van, estarão sendo entregues para uso exclusivo dos idosos acolhidos no Abrigo.

Os recursos totalizam a ordem de um milhão de reais que permitiram ainda a contratação de cuidadores e fisioterapeuta.

O termo de convênio foi celebrado em 2022 com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, via Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa -SNDPI.

A Fundação Abrigo do Bom Jesus, neste mês de fevereiro, completa 83 anos de existência. Fundada pela senhora Maria Muller, de tradicional família cuiabana, a Instituição acolhe 86 idosos que, em sua maioria, foi abandonado pelos seus familiares. Entre os acolhidos, destaque para três idosos centenários com, respectivamente, 111 e 104 anos .

O IBGE estimou quem 2021 o Brasil teria 28,8 milhões de idosos. Na última pesquisa realizada em Mato Grosso, apontava uma estimativa de 3,5 milhões de habitantes, sendo que 11 por cento deste universo são idosos. Outro fato relevante para projetos que trabalham com Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) é o fato de que a expectativa de vida da população brasileira aumentou para 74 anos, sendo 77,7 anos para a mulher e 70,6 para o homem.

O dia a dia do Abrigo do Bom Jesus é mantido basicamente com donativos da sociedade. São 86 idosos acolhidos e 65 funcionários, entre: cuidadores, técnicos de enfermagem, enfermeiros, psicólogos, nutricionista, assistentes sociais,  cozinheiros e pessoal administrativo. Além de uma diretoria executiva formada por 6 voluntários, a Fundação tem a gestão consultiva de um Conselho Deliberativo com 19 membros voluntários.

As doações podem ser depositadas via pix, cnpj da própria Instituição: 03.483.351/0001-99. Ou na conta doação no Banco do Brasil : agencia 046-9 conta corrente  402059-6

A Fundação Abrigo do Bom Jesus tem sua sede própria na avenida Historiador Rubens de Mendonça, s/n, próximo à 14. Brigada de Infantaria. Para visitações, basta fazer o agendamento pelo telefone 65-98112-0188.