Alimentos: Boas práticas na manipulação

A nutricionista da equipe do Mesa Brasil | Sesc visitou o Abrigo e compartilhou com a equipe da entidade os cuidados essenciais na manipulação e armazenamento de alimentos, com o objetivo de evitar contaminações e perdas.

Acompanhada pela nutricionista Debora Xavier Oliveira, do quadro de funcionários do Abrigo, a equipe do Mesa Brasil Sesc conheceu a cozinha industrial da instituição, reconhecida como referência por muitos chefes de cozinha que visitam o local. Além disso, também visitaram o almoxarifado, onde puderam verificar o controle rigoroso feito a partir do recebimento de cada doação, com destaque para as datas de validade, seguindo o método “PVPS – Primeiro que Vence, Primeiro que Sai”.

Contaminação de alimentos é uma das principais causas de surtos de doenças transmitidas por alimentos, e muitas vezes resulta de falhas no processo produtivo, como manipulação inadequada, uso inadequado da temperatura de preparo e conservação dos alimentos, higiene pessoal deficiente, limpeza inadequada de equipamentos e utensílios, e contato de manipuladores infectados com o alimento pronto para consumo.

Emerson Cassio, gestor do Abrigo do Bom Jesus, destacou o cuidado redobrado da instituição com a preservação da higiene e guarda dos alimentos. Recentemente, a entidade investiu mais de sete mil reais na recuperação do sistema de refrigeração da câmara fria. Além disso, o Abrigo desenvolveu internamente um programa para controle de todo o estoque de alimentos, desde o recebimento das doações, com o devido registro identificando o doador, marca, peso e, principalmente, data de validade. Cassio também elogiou a equipe da cozinha pelo comprometimento com as Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.