Abrigo Bom Jesus se desdobra para proteger idosos do calorão

Banhos de mangueira, águas saborizadas, soros de reidratação e intensas manutenções em aparelhos de ar condicionado e umidificadores. O Abrigo Bom Jesus tem se desdobrado para evitar o desconforto térmico nos idosos atendidos pela unidade.  

Nós devemos cuidar dos nossos idosos porque eles detém uma grande história

Cuiabá tem registrado nos últimos dois meses temperaturas alarmantes que ultrapassam os 40° C. Com o calor excessivo, cada vez mais a população precisa lidar com estratégias para minimizar os problemas, que no caso dos idosos podem levar até a morte.  

Entre os inúmeros prejuízos ocasionados pelas altas temperaturas, o risco de aparecimento de problemas de saúde é o que mais preocupa a equipe de 70 colaboradores da instituição, que há mais de 80 anos oferece moradia de longa permanência à população acima de 60 anos em situação de vulnerabilidade.  

Segundo a médica da instituição, Lauryane Damasceno, um dos grandes riscos das temperaturas atípicas é a desidratação, que pode gerar baixa imunidade, problemas renais e agravamento de questões de saúde já diagnosticadas.


“Quando vamos pensar em calor excessivo, não podemos deixar de falar de fatores voltados à desidratação. O paciente idosos já tem uma taxa de filtração renal menor e essa desidratação piora ainda mais essa função renal. Este quandro, então, pode causar uma insuficiência renal aguda. Ou em idosos que já têm uma doença crônica pode evoluir para uma doença renal crônica agudizada”, afirma a médica.    

Quando vamos pensar em calor excessivo não podemos deixar de falar de fatores voltados à desidratação

A profissional alerta ainda para o risco de perda de eletrólitos, que são encontrados em fluídos como suor, sangue e urina. Os eletrólitos consistem em sais minerais como sódio, potássio, entre outros, e que podem afetar diretamente o funcionamento dos impulsos nervosos, contração dos músculos e na manutenção do pH do  organismo.    

Levando em consideração o risco de óbito que o desconforto térmico excessivo pode causar em pessoas acima de 60 anos, os cuidados na instituição passaram a ser redobrados. E pequenas mudanças na rotina começaram a ser implementadas.  

“Nossa rotina de atividades físicas e banhos de Sol foi modificada para que eles não tenham uma exposição excessiva e direta ao Sol. Eles têm ficado mais dentro da instituição e evitado ir para fora pois está muito seco e empoeirado”, declara a médica. 


Fundada em 1940 pela então primeira dama de Mato Grosso Maria Muller, a instituição abriga atualmente cerca de 80 idosos. Com mais de 40 quartos no Abrigo, a presidente, Márcia Ferreira, considera fundamentais as estratégias tomadas para manter o conforto térmico dos residentes. 

Andrelina Braz/ MidiaNews

Lauryane Damasceno

“O idoso é o que mais sofre com o calor, principalmente com as alterações de pressão. Então devemos estar o tempo todo observando. Quanto à infraestrutura, aqui no Abrigo todos os quartos têm ar condicionado, umidificadores e, no quintal, temos bastante árvores que ajudam a manter o clima fresco”, diz.  


Cuidado com os idosos 


A médica Lauryane ressalta a importância da observação de hábitos e sinais dos idosos. 

Segundo ela, a família deve estar em alerta a demonstrações de apatia dos idosos, já que este é um dos sintomas de desconforto ou problema de saúde. 

“Os primeiros sinais de que algo está errado é a apatia. Então, devemos ficar atentos a isso para que a situação não piore, pois pode evoluir para um quadro difícil de reverter”, explica.

“Aconselhamos aos idosos a usarem roupas mais leves, ingerir bastante líquidos e consumirem alimentos leves para que a ingestão seja mais rápida. As famílias devem ficar atentas aos sinais, porque eles estão mais propensos a infecções urinária, respiratória…” 

A médica ainda complementa para a importância de ouvir e demonstrar atenção a esse grupo social, para que desta forma eles possam se sentir acolhidos. 

“Nós devemos cuidar dos nossos idosos porque eles detêm uma grande história. Ele tem a riqueza da experiência, da vivência e tem muito a contribuir para os mais jovens. É triste ver o quanto eles podem contribuir para sociedade, mas que eles não são valorizados por ela”, finaliza a médica”, finaliza.


Doações

O Abrigo Bom Jesus é uma fundação filantrópica mantida por meio de doações. Para contribuir basta entrar em contato pelo telefone (65) 98112 0188 ou pelas redes sociais  @abrigobomjesus